sexta-feira, 31 de agosto de 2007

E o amor invade... E fim?Diz Djavan que sim.



Concordo com a frase,mas não com o sentido.Compliquei?Talvez..peraê!
O amor invade e td mundo já pensa em casar (td bem,nem td mundo.Ufa!)...e fim!!é isso mesmo...acabou...final...fim..the end!!
Antes de ontem recebi um recadinho pelo Orkut que dizia o seguinte: “Amiga,vamos sair,preciso te contar uma GRANDE novidade.Beijos.”
E neste mesmo dia o meu chefe tinha me ligado pra ir arrumar a loja,pois no outro dia eu voltaria a trabalhar,depois de 2 meses de folga...resumindo,eu estava exausta no fim do dia e só queria chegar até a minha cama e “deitar e rolar no edredom”,mas o clima da amizade nos dá forças para certos sacrifícios.
Precisei colocar uma roupa que amenizasse a minha cara de cansada.Precisei escolher bem.Precisei pensar alto.Mais alto que o meu salto 15. E fui cansada,alta,arrumada e..'mui amiga'!
Onde ir numa quarta-feira à noite em Aracaju ?Quer dizer,quarta é dia de jogo,os homens parecem que não têm TV em casa e se reúnem com tds os amigos em tds os bares da cidade para gritar,berrar,sofrer e beber juntos.Ai homens,”mas se não tê-los,como fazê-los?”...
Sim,voltando..
Rodamos muito até o jogo acabar e tds os homens lembrarem que existia além da TV, uma mulher em casa esperando por eles...aos que não fossem casados,existiam uma mulher do mesmo jeito,nesse caso bem menos perigosa...era a mãe!
Decidimos ficar no Acapulco!
A novidade não era digna de tanto sacrifício e tanta gasolina...a novidade não era boa e nem ruim.Era péssima,mas a minha amiga não sabia disso.
O quê??Tô louca??Tô nada.Pensem comigo.Ela disse em alto e bom som: “Amiga,vou casar e estou indo pra Flórida porque ele conseguiu emprego lá.”
Extraia vc agora o que tem de bom na frase...5...4...3...2...1...pimmmmm.Tempo esgotado!Vou ajudar: ÊNI-A-DÊ-A..nadica de pitibiribas!Em primeiro lugar porque ela vai casar e em segundo lugar que ela vai pra Flórida porque ELE arranjou emprego lá..e ela vai fzr o que mesmo lá??Dá suporte emocional??Ah,é claro..quase esqueci que é este o real papel da mulher no casamento.
E logo em seguida veio a segunda frase dela: “Ah,amiga,já estou organizando a festa,vamos comigo amanhã pra gente ver o salão”...mas será que eu precisava participar disso tudo de boca calada??Foi isso o que eu fiquei me perguntando durante a noite toda entre um copo e outro de cerveja (nem tão gelada!!)...mas o meu superego(meu controlador!) fez o favor de manter a minha boca fechada nas horas devidas,especialmente qndo veio a terceira frase dela: “E aí amiga,gostou da minha novidade?Ou está triste porque vou embora?”.Se eu repondesse que estava triste por tudo será que ela ficaria com raiva??Eu tive quase uma certeza de que sim e mais uma vez o meu superego me segurou.A minha resposta foi: “Amiga,vamos beber!”..acho que ela pensou que fosse pra comemorar.
Durante a noite toda existiu um tiroteio de perguntas disparadas quase simultaneamente para uma única mira:meu cérebro!.”Por que ela quer estragar tudo casando?”..”Por que gastar dinheiro com festa se o trabalho de um bom advogado custa muito dinheiro?” “Por que ela tem que ir pra Flórida se foi ele quem arranjou emprego?” “E a faculdade de Direito dela aqui?”
Será que amar é mesmo se privar da nossa própria vida pra viver a vida de outra pessoa,assumindo os seus gostos,amigos e temperos?
Eu aprendi que amor só dura em liberdade...Raul Seixas concorda comigo!Sem pretensão nenhuma da minha parte!Não exatamente no mesmo contexto junto com Djavan,mas eles estão me ajudando bastante a redigir este texto.Sou muito grata por isso.
Alguém poderia me explicar porque uma relação homem-mulher tem que ser tão baseada e voltada para o casamento como último passo do manual de vida “Como ser feliz”?
Porque quando tem um casal de amigos namorando há muito tempo sempre vem um babaca e faz: “E aí vcs,qndo casam?”...parece que o ciclo de vida é nascer,crescer,ficar burro,casar e ter filhos (não necessariamente nesta ordem,poderiam ter filhos e depois casar,mas de qualquer forma o "ficar burro" vem antes de qualquer um das duas hipóteses")
Chegar na frente de um altar,embalada ao som de uma "Ave Maria",conduzida pelo pai até o noivo para este pegar pela mão e beijar a testa como se dissesse: "Pronto João,obrigada agora ela me pertence!",se ajoelhar na frente do padre (representante de Deus) e jurar fidelidade e amor como se isso fossem bens concretos e adquiridos em qualquer vitrine numa loja de conveniências que vc pudesse comprar assim que acabasse...Por favor,se eu resolver um dia entrar nesse caldeirão de hipocrisias eu peço encarecidamente:
-“Coloca o caldeirão a 100 graus ou pega o meu tarjinha preta no criado-mudo mais próximo”

E minha noite findou assim,entre loucuras,procuras,transgressões,suposições, distrações,frustrações e condolências.

10 comentários:

(79)98828-3113 disse...

Enquanto Djavan diz SIM, eu pergunto: QUÉ "MATO"? Por outro lado, o MEGAtexto invade... e agora? Você decide!!! DICA: liga o NÃO, pode ser??? Carol, Parabéns!!!

Juarez Azevedo disse...

Nao sou um defensor do casamento. Muito pelo contrario, se puder eu nao caso. Gastos e gastos para dar satisfacao a uma sociedade viciada e cansada da sua propria “rotina obrigatoria”. Mas nao vamos ser radicais de achar que todos devem pensar assim e que essa e a verdade absoluta… Nao sei se casar e certo, mas sei que o certo e realizar seus sonhos e lutar sempre para ser feliz. E bem verdade que Raul citou que amor so dura em liberdade, a musica “a maca” e perfeita para quem quer se defender da tal “rotina obrigatoria”. Mas ele tb cantou uma musica que dizia assim... “vou cantar tudo que vier na cabeca, eu vou cantar ate que o dia anoiteca, eu vou cantar...” Essa sua amiga tem o direito de cantar da forma como ela sonha, e quando o dia dela amanhecer? se der errado? deu... se tivessemos certeza de tudo na vida nao existiria a arte, a musica para nos levar onde queremosir de forma utopica... se a certeza tomasse o lugar do sonho nunca teriamos escutado a ousadia alternativa de Raul e o encato sutil do romantismo de Djavan... Como estamos inspirados nesses artistas vamos lembrar que “ Amar e um deserto e seus temores”... Sua amiga quer seguir um caminho nesse deserto e precisa de voce para amenizar os temores. Fiquei com vontade de ligar para sua amiga nesse momento e dizer para ela procurar sua felicidade da forma como sonha.

Carol Machado disse...

Li,reli,treli,cheguei a soletrar todo o meu texto tentando achar o radicalismo nele!Encontrei nele uma revolta muito grande,e ela nem tá escondida!
Se temos direito de sonhar??Claro que temos,desde que não sejamos obrigados a realizar todos os nossos sonhos.Seria muito cômodo sonhar e não fazer o que planejamos,pois nos aliviaria das frustrações,dos riscos, dos momentos de decisões difíceis...e quando a gente crescer mais um pouquinho a gente ainda pode colocar a culpa nos nossos pais ou seja lá quem for ,por tudo não ter saído do jeito que a gente queria.É muito fácil projetar a nossa possibilidade de felicidade em outra pessoa.E o casamento pra mim é também isso...qntas mil vezes não já escutei um: "Sou infeliz pq casei com vc!" ou um "vc acabou com a minha expectativa de ser feliz" ou o mais tradicional "dediquei a minha vida toda a vc e vejo hoje que não valeu a pena"...Digo o que?? Que tal um: "Tudo vale a pena se alma não é pequena"??..não não Jú,Fernando Pessoa não contribuiu em nada para o meu texto.
No casamento existem coisas mais absurdas e radicais que o meu texto.A revolta expressada por mim,também pode até existir no casamento em ambas partes,mas vai alguém ter coragem de assumir isso?Runn..."Foi promessa...o que Deus une o homem não separa!"
Só de pensar que já escutei isso..ui ui!!

Obrigada pelo comentário Jú, sua participação aqui é indispensável.
Bjo bjo

mariajoao disse...

tá, vamos lá!

1- Vc fez a coisa certa: ficou calada. Não é todo mundo que sabe ouvir seus desaforos amiga. Nem todo mundo os interpreta de olhos abertos como eu!! Vc seria grossa... credite!

2- Casamento não é o fim da picada! Fim da picada é largar direito por amor.

3- Poderia dizer que largar o amor por direito tbm pode ser o fim da picada!

4- Repetindo: casamento pode ser bom.. sim.. pode. Quando ele vem em ordem crescente, quando não, ele deve crescer junto com a gente.

5- Manda Djavan e Raul Seixas irem à merRrRda. Eles não sabem de nada!!

Wille disse...

o pior é que as pessoas não percebem que têm de aprender a ser felizes sozinhas antes de procurar um companheiro(a). namoro ou casamento tem que ser a união de duas pessoas felizes não de duas solidões.

http://wille.wordpress.com/

Carol Machado disse...

É "wille" e hj em dia as músicas tbm expressam isso da maneira mais cruel possível: "..é impossível ser feliz sozinho.." ou "..ficar sozinho é pra quem tem coragem..." e várias outras coisas absurdas que vão fazendo com que pessoas acreditem realmente que precisam de outra pessoa morando debaixo do mesmo teto,dormindo na mesma cama e sentando ao lado na hora do Jornal Nacional para serem felizes.Um absurdo!Felicidade pra mim é algo que vai de dentro pra fora,algo que vc cria dentro de vc,algo que nasce em vc a partir da sua auto-estima.Pessoas que pensam em casar de uma maneira obsecada,como se fosse obrigação, necessidade,pra mim não passam de pessoas inseguras,auto-insuficientes,pessoas fracas...enfim,pessoas pequenas.
É lamentável que mesmo depois de vermos o que o casamento fez aos nossos pais,padrastos,vizinhos e porteiros ainda exista alguém que acredite que casamento traz felicidade.Até mesmo pq felicidade não é algo que vem pra vc é algo que sai de vc!

Juarez Azevedo disse...

Acho que vc precisa ler o que escrevi mais algumas vezes... nao falei bem do casamento em nenhum momento...

mariajoao disse...

poeira...
poeira...
poeira.. levantou poeira...

mariajoao disse...

abandonou isso aqui foi?

Unknown disse...

amigaaa,vamos brincar de atualizar o blog??
já passou da hora...